terça-feira, 12 de maio de 2009

Relembrar é Preciso







O livro Chico Mendes: crime e castigo: quinze anos depois, o autor volta ao Acre para concluir a mais premiada reportagem sobre o herói dos Povos da Floresta, de autoria do jornalista Zuenir Ventura deveria ser leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo tema amazônico e pelas lutas dos mais oprimidos. Num universo editorial repleto de porcarias e enganações, a edição das premiadas reportagens do jornalista carioca chega no momento certo.O nome do livro é longo, mas a leitura é agradável e esclarecedora. O jornalista Zuenir Ventura foi ao Acre em dezembro de 1989, logo após o assassinato de Chico Mendes- ocorrido em dezembro de 1988 - para checar as razões do crime. Em dezembro de 1990, voltou ao Acre para cobrir o julgamento dos criminosos e em outubro de 2003 para checar as informações e repercussões quinze anos depois. O livro é uma aula de jornalismo - dos bons - e um aprofundamento na complexidade amazônica. Indico a leitura aos famintos de justiça e aos que desejam entrar no universo amazônico entendendo não apenas as belezas da floresta, mas sobretudo suas ambigüidades. Sugiro que ao término do livro, o leitor vá até uma locadora e alugue o filme Amazônia em Chamas, visão de Hollywood sobre o líder do Acre.

Amigos no Poder

Agora, com seus amigos no poder, Chico Mendes poderia concretizar seu sonho de uma floresta sustentável. A chama está acesa. Só para lembrar, Jorge Viana (PT) na época de Chico era um engenheiro ambientalista, hoje é governador do Acre e entre outros programas que toca, o de maior sucesso no momento é de erradicação do analfabetismo: o Alfa 100 O presidente Lula era um dos seus amigos.

Sustentabilidade

Chico não queria apenas preservar. Futurista, queria usar os bens naturais da floresta dentro de princípios sustentáveis. Queria produzir e tirar da miséria seu povo sofrido.A região amazônica está na pauta do dia daqueles que lutam pelo desmatamento, pelo desenvolvimento sustentável, pela biodiversidade e pela soberania da região.

Gilberto da Silva

Fonte: Revista Virtual Partes- http://www.partes.com.br/ed47/econotas.asp